terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A primeira viagem: Porto - Algarve, bicicleta, 2004


Foi no dia 24 de Junho de 2004 que parti para a minha primeira grande viagem: do Porto até Vila Real de Santo António, de bicicleta e em autonomia total.

O objetivo era chegar numa semana ao destino, passando, sempre que possível, por estradas junto à costa.

As saídas diárias foram sempre cedo, pelas 8hr ou ainda antes, permitindo assim chegar também cedo aos destinos, pelas 16hr, a pedalar uma média de 5hr30 diárias e a uma velocidade média entre 18 e 19 km/hr.

A objetivo foi também poder usufruir diariamente de algum tempo de praia ou piscina, uma vez que pedalei quase sempre junto à costa e acampei, preferencialmente, em parques com piscina. Também foi importante ter sempre tempo para me preparar para poder assistir aos jogos do Euro 2004, então ao decorrer.

A viagem correu conforme o previsto, do primeiro ao último dia, tendo feito todo o percurso num total de sete etapas (durante sete dias).

1º Dia: Porto – Praia de Mira (100 km)
A partida deu-se da casa dos meus pais, na freguesia de Ramalde. Atravessei o centro da cidade do Porto, entrei em Vila Nova de Gaia pela ponte D. Luís, e segui junto à costa, passando por Espinho, Esmoriz, Furadouro e S. Jacinto. Atravessei a ria de Aveiro de barco até à Praia da Barra, continuei pela Costa Nova, Praia da Vagueira, até chegar à Praia de Mira, onde fiquei acampado no Parque de Campismo Municipal de Mira.

Parque de Campismo da Praia de Mira







Praia de Mira



2º Dia: Praia de Mira – São Pedro de Moel (106 km)
Após desmontar a tenda e preparar a bicicleta, parti para a segunda etapa do caminho. Passei por locais como a Praia da Tocha, Quiaios, Figueira da Foz, Mós, Matos de Carriço, Guia, Monte Redondo, Coimbrão, Pedrógão e Praia da Vieira. Terminei em São Pedro de Moel, no Parque de Campismo da Orbitur, onde ainda deu para um banho relaxante na piscina do parque!

Nesta etapa, entre a Praia de Pedrógão e São Pedro de Moel, encontra-se uma extensa ciclovia, paralela à estrada, ao lado do Pinhal de Leiria.

Ciclovia entre a Praia de Pedrógão e São Pedro de Moel


Um dos refúgios existente ao longo da ciclovia




Não esquecer o mapa, a tenda e o colchão! E, em tempos de Euro 2004, a bandeira foi imprescindível



Aqui, já acampado em São Pedro de Moel



Nada como um bom banho de piscina, ao fim de 106 km a pedalar...


E a praia de São Pedro de Moel


3º Dia: São Pedro de Moel – Vila Franca de Xira (106 km)
Na terceira etapa, tive de afastar-me um pouco da costa, uma vez que não há muitas soluções para atravessar a zona da Foz do Arelho e Peniche de uma outra forma. Assim, continuei até à Nazaré, seguindo depois por Valado dos Frades, Alcobaça, Évora de Alcobaça (zona onde atravessei o primeiro troço de montanha), Turquel, Benedita, tendo ido entroncar na EN1, na zona da Venda das Raparigas, por onde prossegui, passando pela Ota, Alenquer, Carregado e Castanheira do Ribatejo, até terminar o dia em Vila Franca de Xira.

 Parque de Campismo de Vila Franca de Xira


4º Dia: Vila Franca de Xira – Praia da Galé (114 km)
Esta quarta etapa prometia, uma vez que iria voltar para junto da costa e, quem sabe, poderia entrar já em terras alentejanas. Assim, parti de Vila Franca de Xira, atravessei a ponte de Vila Franca, passei por Porto Alto, Montijo, Pinhal Novo e Setúbal, onde atravessei de ferry para Tróia. Continuei para Sul, passando pela Comporta, Carvalhal e Pinheiro da Cruz, até chegar ao Parque de Campismo da Praia da Galé, onde fiquei acampado nessa noite.


Ferry na travessia entre Setúbal e Tróia



Parque de Campismo da Praia da Galé


Praia da Galé





5º Dia: Praia da Galé – Odeceixe (112 km)
Agora foi só seguir pelo Alentejo a baixo, passando por Melides, Santo André, Sines, São Torpes, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Almograve, Carvalhal, até chegar ao Parque de Campismo São Miguel, um pouco antes de Odeceixe, mesmo no limite do Alentejo, ou seja, às portas do Algarve.

Parque de Campismo São Miguel





A tenda, por dentro, com a “cama” prontinha para mais uma noite de descanso…


6º Dia: Odeceixe – Albufeira (93 km)
A motivação para este dia foi essencialmente o facto de estar a entrar no Algarve e a dúvida acerca de onde iria chegar nesse dia, não sendo preocupação a existência de parques, pois nesta zona a oferta é garantida.

Pouco depois da partida, pela EN120, entrei nos limites do Algarve, passando por Odeceixe, Maria Vinagre, Rogil e Aljezur. Após Aljezur, atravessei uma zona com algumas subidas, para depois descer até passar ao largo de Lagos, onde entrei na EN125, para atravessar depois por Portimão, Lagoa, Alcantarilha, Pêra, Guia, até chegar ao Parque de Campismo de Albufeira.

Após montar a tenda, fazer a “cama” e tomar o banho merecido, fui dar um passeio até ao Centro de Albufeira e à Praia, por onde jantei, antes de mais uma noite bem dormida no fantástico Parque de Campismo “Camping Albufeira”.

Parque de Campismo de Albufeira



7º Dia: Albufeira – Monte Gordo (86 km)
Agora era só continuar pelo Algarve fora, até chegar junto à fronteira com Espanha. Segui sempre pela EN125, passando por Faro, Olhão, Tavira, Vila Nova de Cacela, até chegar a Monte Gordo, onde fiquei mais uma noite, no vergonhoso Parque de Campismo Municipal de Monte Gordo.

O jantar foi em Monte Gordo, a assistir ao jogo do Euro 2004 entre Portugal e a Holanda, na caminhada de Portugal até à final do Europeu.

No dia seguinte, pedalei até Vila Real de Santo António, a cidade mais próxima da fronteira com Espanha, de onde parti, de comboio, até Faro. Desta cidade, no mesmo dia, regressei de autocarro até ao Porto.